PIRATA-BR

foto3

O projeto Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic (PIRATA)  é um rede internacional  de observações com o objetivo de aumentar o conhecimento e compreensão das interações oceano-atmosfera na região tropical do Oceano Atlântico. O projeto foi lançado dentro do plano de trabalho do programa internacional  CLIVAR (CLImate VARiability and predictability). A rede PIRATA é fomada por uma rede de boias meteo-oceanográficas operadas e financiadas pela França (através do IRD em colaboração com o Meteo-France, o  CNRS e o IFREMER), Brasil (através do INPE e DHN) e pelos Estados Unidos(através da NOAA).  Maiores informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui.

Extensão Sudoeste

Extensão Sudoeste do PIRATA  foi um esforço da comunidade científica brasileira para expandir a rede PIRATA para o setor sudoeste do Oceano Atlântico Tropical. Os links abaixo fornecem acesso aos dados das comissões PIRATA e artigos relevantes ao projeto. 

Dados

Dados das comissões oceanográficas realizadas para manutenção das bóias bem como links para outros dados associados ao projeto PIRATA encontram-se aqui.

Documentos

Artigos e relatórios das comissões oceanográficas do projeto PIRATA são disponibilizados no formato PDF .